• REFORÇO DOS SERVIÇOS DE HEMODIÁLISE NO PAÍS


    O Dia Mundial do Rim, é comemorado na segunda quinta-feira do mês de Março, instituído com o objectivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis.
    Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crónica, que se não for tratada, pode ser fatal.

    Para chamar atenção para o problema e estimular a população a prevenir a doença renal os centros de hemodiálise do país realizam diversas actividades sob o lema: "SAÚDE RENAL PARA TODOS"!

    Para fazer face a doença, Angola tem melhorado as condições de atendimento e tratamento dos doentes renais crónicos, aumentando a capacidade de monitores de hemodiálise nas unidades de saúde.

    Existem 28 unidades de saúde com serviços de hemodiálise sendo que a maior parte é do sector público, distribuidos em 9 províncias, nomeadamente, Luanda, Huambo, Benguela, Bié, Bengo, Huíla, Malanje, Cabinda e Moxico.

    Actualmente estão colocados 535 monitores de hemodiálise nos 22 centros do sector público para atender doentes com insuficiência renal crónica ou aguda.

    Até Fevereiro de 2024, o país tem em programa regular de hemodiálise aproximadamente 3.000 pacientes, destes 2.300 são do sector público.

    Em curso estão em fase de construção 12 Hospitais Gerais onde estarão contemplados serviços de Hemodiálise com capacidade para atender mais 1.000 doentes.

    O Ministério da Saúde apela para a prevenção dos factores de risco da doença renal, diagnóstico e tratamento precoce.